Clique nos links abaixo e faça download dos formulários para a elaboração da 1ª Etapa do trabalho:
PRIMEIRA ETAPA DO PROJETO
Tema: Uma visão geral sobre o preconceito na região metropolitana do Vale do Aço
Grupos de, no máximo, 6 componentes
Público alvo: Homens e mulheres acima de 16 anos.
Data da pesquisa: mês de setembro
Grupos de, no máximo, 6 componentes
Data de entrega dos resultados/relatório:
Dia 23/9/2013 (Segunda-feira) - Turmas: 302-303-305-306-307
Dia 24/9/2013 (Terça-feira) - Turmas: 206-210-304-308
Dia 26/9/2013 (Quinta-feira) - Turmas: 108-109-110-111-201-202-203-204-205
Dia 27/9/2013 (Sexta-feira) - Turmas: 207-208-208-301-309
Pesquisa de Opinião
O que é Pesquisa de
Opinião?
Como seu próprio nome deixa claro, uma pesquisa de opinião
realiza o levantamento da opinião coletiva de uma população acerca de
determinado tema analisando uma amostra de opiniões individuais obtidas através
de coleta de dados. Levantar a opinião coletiva é explicitar as principais ideias
que a população emitiu acerca de determinado tema.
O levantamento da opinião coletiva se torna ainda mais
complicado quando se sabe que as pessoas individualmente podem mentir nas
entrevistas, procurando responder não o que pensam sobre determinado tema, mas
sim o consideram "politicamente correto" aos olhos da sociedade em
geral.
• O que queremos
saber?
O que as pessoas da nossa região pensam sobre temas
complexos e que muitas vezes são alvos de ideias preconcebidas.
• O que já sabemos sobre o assunto?
Sabemos que muitas pessoas têm opiniões formadas sobre
determinados assuntos através de ideias preconcebidas. Tais opiniões geralmente
são traduzidas em forma de intolerância, críticas, violência.
- Conviver com o diferente não é uma tarefa fácil.
- Quando desconhecemos sobre um determinado assunto ou tema,
uma das primeiras reações que tomamos é a de repúdio.
- O conservadorismo exagerado, por vezes esconde nossa
incapacidade de lidar com situações diversas, novas.
• Que tipo de dúvidas pretendemos
esclarecer com a realização dessa pesquisa?
Por vezes pensamos que a maioria das pessoas pensam como
nós. Seria isso a realidade? Para entender a questão do preconceito devemos
percebê-lo em suas diversas formas e principalmente sua presença velada nas
pequenas atitudes cotidianas.
• Quais são os vários aspectos do
problema ou os subtemas relacionados ao tema principal?
Como preconceito é um tema amplo e complexo, o dividiremos
por áreas ou subtemas:
- Preconceito racial
- Preconceito sexual
- Preconceito social
- Preconceito religioso
- Preconceito relacionado a deficiências e patologias
- Preconceitos variados
• O que será feito com os
resultados?
Os resultados embasarão aulas sobre o tema e será utilizado
na elaboração de um documentário elaborado pelos alunos da escola.
• Para quem serão
divulgados?
Os resultados serão divulgados para a comunidade escolar,
nos meios de comunicação (Jornais, Tv...), para a comunidade acadêmica da
região.
1ª ETAPA: PESQUISA DE OPINIÃO
COLETA
DE INFORMAÇÕES
Regras Gerais da Primeira Etapa: Pesquisa de
Opinião
SOBRE O RELATÓRIO
01- O grupo deverá baixar o Relatório do trabalho e preenche-lo
devidamente e entregar ao professor na data estipulada.
02- Não serão aceitos, para fins de avaliação, os relatórios
entregues em datas posteriores ao prozo final de entrega.
03- O relatório deve conter:
- nomes dos componentes, turma (preenchidos nos lugares preestabelecidos);
- dados obtidos no questionário;
- pequeno relatório da realização do trabalho, contendo
datas e locais das entrevistas, além de observações, comentários sobre o
trabalho, reação e acolhida das pessoas entrevistadas, dentre outros aspectos;
- assinatura de todos os membros participantes do grupo
garantindo a veracidade das informações apresentadas no relatório e o
cumprimento das regras do trabalho.
SOBRE A PESQUISA DE
OPINIÃO
04- O público alvo da pesquisa são jovens e adultos, acima
de 16 anos. Recomenda-se a não realização do questionário com pessoas menores
do que a idade acima estipulada.
05- Cada grupo entrevistará, no mínimo, 50 (cinquenta)
pessoas.
06- As entrevistas deverão ser realizadas na cidade de
Ipatinga, podendo ser estendida às demais cidades da região do Vale do Aço
(desde que devidamente identificado no Relatório Final).
07- Não é permitido à mesma pessoa responder o questionário
mais de uma vez. Recomenda-se ao grupo perguntar, inicialmente, se a pessoa já
foi entrevistada por outro aluno da escola com o mesmo questionário.
08- Por apresentarem similaridade nas respostas, é
recomendado não entrevistar mais de uma pessoa por casa/família.
09- Cada pessoa entrevistada deve responder a TODAS as
perguntas do questionário (40 questões).
10- Cada entrevistado deverá apenas responder SIM ou NÃO às
perguntas. Não é preciso justificar as respostas.
11- Caso a pessoa tenha dúvidas a cerca da questão ou não
queira opinar, deverá ser marcada a opção NÃO SOUBERAM OU NÃO OPINARAM.
12- Leia com agilidade todas as questões para o entrevistado.
Recomenda-se, para evitar que haja influência na resposta, que o entrevistado
não veja o questionário.
13- Não é permitido entrevistar mais de uma pessoa ao mesmo
tempo.
14- Se por algum motivo ou imprevisto a pessoa não terminar
de responder todas as questões do questionário, o grupo deverá apagar as
respostas dadas ou (caso não lembre mais) marcar nas questões seguintes NÃO
SOUBERAM OU NÃO OPINARAM.
SOBRE A ABORDAGEM DE
RUA
15- Não abordar as pessoas na rua com todos os membros do
grupo reunidos. Recomenda-se abordar em dupla ou individual.
16- Seja educado(a), cumprimente o entrevistado (Olá, bom
dia, boa tarde, boa noite).
17- Identifique-se, diga seu nome e o nome da escola. (Ex.: Me
chamo fulano, sou aluno da Escola
Estadual João XXIII...)
18- Explique a natureza do trabalho. (Ex.: Estou realizando
um trabalho de Pesquisa de Opinião...)
19- Não diga ao entrevistado que o tema da pesquisa é sobre
PRECONCEITO, isso evitará que ele possa direcionar suas respostas para não
aparentar ser preconceituoso. Diga que o questionário é sobre:
- Temas diversos
- Situações do cotidiano
- Opinião em assuntos que ocorrem no dia a dia.
20- Pergunte se a pessoa tem um tempo disponível para
responder às perguntas do questionário (em média, 5 a 10 minutos).
21- Pergunte à pessoa se ele já respondeu a algum
questionário semelhante com outro aluno da escola. Caso a resposta seja
afirmativa, agradeça a ajuda e não realize a entrevista com essa pessoa.
22- Alerte ao entrevistado que não será anotado seu nome ou
qualquer identificação pessoal.
23- Peça ao entrevistado que seja o mais sincero possível
nas respostas.
24- Explique que em cada pergunta só há duas opções de
resposta, SIM ou NÃO, e que não é necessário que justifique suas respostas.
25- Após o termino da ultima pergunta, agradeça ao
entrevistado a ajuda. Despeça-se educadamente.
26- Na ultima folha do questionário, anote o gênero do
entrevistado anterior (se Homem ou Mulher). Tais números devem ser contidos no
relatório final, junto com o número total de pessoas entrevistadas.
27- Identifique, na ultima folha do questionário, para fins
de elaboração do Relatório Final, as datas e locais das entrevistas, como
possíveis ocorrências no decorrer da realização da atividade.
QUESTÕES DE SEGURANÇA
28- Recomenda-se a realização das entrevistas durante o dia (em
turno matutino ou vespertino), no bairro onde o aluno reside, ou em bairros próximos.
29- Em entrevistas de rua, recomenda-se ir sempre em duplas
e em locais de grande movimentação de público.
30- Evite entrevistar pessoas que estejam em aparente estado
ébrio (bêbadas, ou sob uso de drogas).
AVALIAÇÃO E PUNIÇÕES
31- As somas de todas as respostas (SIM, NÃO, NÃO SOUBERAM
OU NÃO OPINARAM), em cada uma das quarenta perguntas, devem ser iguais ao
número total de pessoas entrevistadas.
32- Erros de soma poderão ser entendidos como falseabilidade
de dados e o trabalho poderá ser anulado e não avaliado pelo professor.
33- Caso seja descoberto que os dados obtidos, na verdade,
foram criados/inventados pelos membros do grupo, o trabalho será anulado e
haverá decréscimo na nota final de todas as demais etapas do trabalho.
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