Biblioteca Virtual 39: Maquiavel Pedagogo – Pascal Bernardin
Quais são as razões da profunda crise na escola?
É possível encontrar uma espécie de vírus no gene de nossa sociedade e de nosso
sistema educativo? Podemos concluir que é urgente uma redefinição do papel da
escola e de suas prioridades? Inúmeros pais e educadores, testemunham,
estupefatos, a revolução em curso. Interrogam-se sobre as profundas mutações
que de forma acelerada vêm ocorrendo em nosso sistema educativo. Porém, nenhum
governo, seja de direita ou de esquerda, vem à público esclarecer os
fundamentos ideológicos dessas constantes reformas no ensino e tampouco se
preocupam em apresentar, de forma clara, as coerências e os objetivos dos
métodos adotados. Mas ainda que tudo nos pareça muito obscuro, podemos
encontrar todas as respostas na filosofia da revolução pedagógica que se expõe,
em termos explícitos, nas publicações dos organismos internacionais como a
Unesco, a OCDE, o Conselho da Europa, a Comissão de Bruxelas e tantas outras.
Apoiando-se sobre textos oficiais desses organismos, Pascal Bernardin mostra
detalhadamente que o objetivo prioritário da escola atual não é mais
possibilitar aos alunos uma formação intelectual e muito menos fazê-los
adquirir conhecimentos elementares. O que se pretende com a redefinição do
papel da escola é torná-la nada mais do que o instrumento de uma revolução
cultural e ética destinada a modificar os valores, as atitudes e os
comportamentos das pessoas em escala mundial. As técnicas de manipulação
psicológica, que não se distinguem muito das técnicas de lavagem cerebral,
estão sendo utilizadas de forma maciça. Naturalmente, os alunos são as
primeiras vítimas porém, os educadores e também o pessoal administrativo –
diretores, pedagogos e até mesmo inspetores – não estão sendo poupados. Essa
revolução silenciosa, antidemocrática e totalitária, quer fazer dos povos meras
massas ignorantes e totalmente submissas à classe governante. Ela ilustra, de
maneira exemplar, a filosofia manipuladora e ditatorial que tem abrigo na
chamada Nova Ordem Mundial. Tal filosofia é imposta por meio de ações sutis e
indiretas, porém poderosíssimas, gerando resultados catastróficos à
inteligência humana. Portanto, o que o leitor verá exposto neste livro é alto
terrivelmente sério. Trata-se de uma análise minuciosa de tudo aquilo que está
exposto nos documentos oficiais dos mais célebres organismos internacionais. E,
embora documentos públicos, causa estranhamento o silêncio mortal que paira
sobre eles.
(Para fazer download do livro clique no título do mesmo ou no link acima)
Sobre o professor: Uanderson Menezes
Professor de Filosofia na Escola Estadual João XXIII em Ipatinga. Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - Unileste MG; Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - Unleste MG; Especializando em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Bacharelando em Direito pela Faculdade de Direito de Ipatinga - Fadipa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários: