Sócrates acreditava que nem sempre o consenso é a opinião correta e que para termos uma opinião forte e precisa devemos expor nossos argumentos a testes até que não exista como serem refutados, só assim estaremos com a verdade.
Ele buscou essa verdade e sempre utilizou de questionamentos para alcançar este objetivo. Sócrates costumava a interpelar as pessoas comuns e importantes de seu tempo na ágora para discutir conceitos nem sempre simples, como o que é a justiça e como se alcança a felicidade.
A verdade a qual Sócrates se refere nem sempre é possível de ser alcançada e algumas vezes é um contra censo a opinião comum. Quando contra censual a verdade costuma deixar as pessoas inseguras quanto a quem tem mesmo a ração, se a maioria ou se ela, as vezes única detentora de tal verdade.
Sobre isso Sócrates falava que as pessoas devem ter mais confianças em si e no que pensam para poderem ter pontos de vista forte e não seguir a multidão. Para fundamentar seu ponto de vista Sócrates não se alçava e tomava poucos banhos, pois esta era sua crença e não compartilhava das crenças da maioria quanto a higiene e vestimentas. Então eu hoje venho com essa parte muito simplória da filosofia de um grande pensador para dizer a todos, reflitam antes de falar, e submetam suas opiniões ao crivo de reflexões e questionamentos para descobrir a verdade. Eu mesmo sou um dos que gosta de falar um monte de opiniões flácidas e sem sustento, mas vou ser o primeiro a tentar me impor este pensamento socrático para melhorar meus argumentos.
Outra coisa é confiem mais em vocês mesmo, obvio que existe um limite entre confiar em si e ser intransigente (segundo algumas pessoas eu fico no segundo grupo por não querer dar o braço a torcer, mas eu acho que estou melhorando com o passar do tempo, afinal, idade ensina tolerância). Abraço a todos, e termino com algumas máximas de Sócrates para que comecemos nossas reflexões:
0 comentários: