Projeto: Dicionário Filosófico


“Filosofar é criar conceitos”, já dizia o filósofo francês Giles Deleuze. Os conceitos são essenciais no nosso dia a dia, fato é que muitas vezes nos estacionamos em uma esfera de ignorância onde pensamos que temos conhecimento sobre as coisas que nos cercam, porém, quando tentamos defini-las conceitualmente percebemos o quanto ainda temos que aprender. Veja você mesmo: defina o que é verdade, amor, amizade, etc. É tarefa difícil, mas ao mesmo tempo gratificante, pois gera conhecimento.
A palavra Conceito vem do latim conceptus, que quer dizer “conter completamente”, “formar dentro de si”, é aquilo que a mente concebe ou entende: uma ideia ou noção, representação geral e abstrata de uma realidade Conceitos são universais ao se aplicarem igualmente a todas as coisas em sua extensão. Conceitos são portadores de significado. Um único conceito pode ser expresso em qualquer número de linguagens: o conceito cão pode ser expresso como Hund em alemão, hond em Afrikaans, dog em inglês, perro em castelhano, gos em catalão, hundo em esperanto, txakur na língua basca, chien em francês, can em galego, cane em italiano, canis em latim, inu em japonês etc. O fato de que conceitos são, de uma certa forma, independentes das linguagens torna a tradução possível; palavras em várias línguas “querem dizer” o mesmo porque expressam um e o mesmo conceito.
Percebeu como entender o conceito de Conceito faz com que o entendamos melhor?
No decorrer deste ano letivo de 2010 estaremos fazendo juntos, nas aulas de filosofia, o nosso dicionário filosófico. A cada aula o professor pedirá aos alunos que busquem conceitos de algumas palavras. Nas aulas posteriores esses conceitos serão analisados e discutidos. Eles deverão ser anotados (ou seja, não serão aceitas colagens de páginas impressas) em um caderno próprio. Esta atividade será avaliada a cada bimestre, portanto, é imprescindível que todos façam. As contribuições que esta atividade tras ao educando são imensuráveis.

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