O Mito de Prometeu e Pandora


O Céu e Terra já estavam criados. A parte ígnea, mais leve, tinha-se espalhado e formado o firmamento. O ar colocou-se de seguida. A terra, como era mais pesada, ficou por baixo e a água ocupou o ponto inferior, fazendo flutuar a terra. Neste mundo assim criado, habitavam as plantas e os animais. Mas faltava a criatura na qual pudesse habitar o espírito divino.

Foi então que chegou à terra o Titã Prometeu, descendente da antiga raça de deuses destronada por Zeus. O gigante sabia que na terra estava adormecida a semente dos céus. Por isso apanhou um bocado de argila e molhou-a com um pouco de água de um rio. Com essa matéria fez o homem, à semelhança dos deuses, para que fosse o senhor da terra. Tirou das almas dos animais características boas e más, animando assim a sua criatura. E Atena, deusa da sabedoria, admirou a criação do filho dos Titãs e insuflou naquela imagem de argila o espírito com o sopro divino.

Foi assim que surgiram os primeiros seres humanos, que logo povoaram a terra. Mas faltavam-lhes conhecimentos sobre os assuntos da terra e do céu. Vagueavam sem saber a arte da construção, da agricultura, da filosofia. Não sabiam caçar ou pescar - e nada sabiam sobre a sua origem divina.

Prometeu aproximou-se e ensinou às suas criaturas todos esses segredos. Inventou o arado para o homem poder plantar, a cunhagem das moedas para que houvesse o comércio, a escrita e a extracção do minério. Ensinou-lhes a arte da profecia e da astronomia, enfim todas as artes necessárias ao desenvolvimento da humanidade.

No entanto faltava-lhes ainda um último dom para se puderem manter vivos - o fogo. Este dom, entretanto, havia sido negado à humanidade pelo grande Zeus. Porém, Prometeu apanhou um caule do nártex, aproximou-se da carruagem de Febo (o Sol) e incendiou o caule. Com esta tocha, Prometeu entregou o fogo para a humanidade, o que lhe dava a possibilidade de dominar o mundo e os seus habitantes. Zeus, porém, irritou-se ao ver que o homem possuíra o fogo e que a sua vontade tinha sido contrariada. Por isso tramou no Olimpo a sua vingança. Mandou que Hefesto fizesse uma estátua de uma linda donzela, a que chamou Pandora - "a que possui todos os dons",(uma vez que cada um dos deuses deu à donzela um dom). Afrodite deu-lhe a beleza, Hermes o dom da fala, Apólo, a música. Vários outros encantos foram consedidos à criatura pelos deuses.
 
Zeus pediu ainda que cada imortal reservasse um malefício para a humanidade. Esses presentes maléficos foram guardados numa caixa, que a donzela levava nas mãos. Pandora, então, desceu à terra, conduzida por Hermes, e aproximou-se de Epimeteu - "o que pensa depois", o irmão de Prometeu - "aquele que pensa antes" e diante dele abriu a tampa do presente de Zeus. Foi então que a humanidade, que até aquele momento havia habitado num mundo sem doenças ou sofrimentos, se viu assaltada por inúmeros malefícios. Pandora tornou a fechar a caixa rapidamente, antes que o único benefício que havia na caixa escapasse - a esperança.
 
Zeus dirigiu então a sua fúria contra o próprio Prometeu, mandando que Hefesto e seus serviçais Crato e Bia (o poder e a violência) acorrentassem o Titã a um penhasco do monte Cáucaso. Mandou ainda uma águia devorar diariamente o fígado de Prometeu que, por ser ele um Titã, se regenerava. O seu sofrimento durou por inúmeras eras, até que Hércules passou por ele e viu o seu sofrimento. Abateu a gigantesca águia com uma flecha certeira e libertou o cativo das suas correntes. Entretanto, para que a vontade de Zeus fosse cumprida, o gigante passou a usar um anel com uma pedra retirada do monte. Assim, Zeus sempre poderia afirmar que Prometeu se mantinha preso ao Cáucaso.

1 comentários:

O Mito de Cronos


Cronos é o filho mais jovem de Uranus e Géia. Conta o mito que seu pai, tão logo nasciam os filhos, devolvia-os ao seio materno, temendo ser destronado por um deles. Géia decidiu libertá-los e pediu então aos filhos que a vingassem e a afastassem do esposo. Todos (Titãs, Cíclopes e Hecatonquiros) se recusaram, exceto o caçula - Cronos - que odiava o pai. Géia entregou-lhe uma foice e quando Uranus, "ávido de amor", deitou-se à noite sobre a esposa, Cronus cortou-lhe os testículos.

Senhor do Mundo, Cronous casou-se com a deusa Réia e converteu-se em um déspota pior do que o pai. Um oráculo o informou de que seria destronado por um dos filhos. Passou a engolí-los, à medida em que iam nascendo: Deméter, Hera, Hades e Poseidon. Escapou somente Zeus. Grávida deste último, Réia fugiu para a ilha de Creta e lá, secretamente, deu à luz ao caçula. Envolvendo em panos de linho uma pêra, deu-a ao marido, como se fosse a criança. O deus a engoliu de imediato.


Uma vez crescido, Zeus fez com que Cronos ingerisse uma poção mágica, que o forçou a devolver todos os filhos anteriormente devorados. Comandados por Zeus, os deuses olímpicos iniciaram uma luta de 10 anos contra os Titãs e Cronos. Por fim, venceu o caçula de Réia. Os Titãs, expulsos do céu, foram lançados ao Tártaro.


Zeus, tão logo consolidou o poder, libertou o pai Cronos daquela prisão subterrânea, recompôs-se com ele e o enviou para a Ilha dos Bem-aventurados. Esta reconciliação do Senhor do Olimpo com o pai, o primeiro a reinar no céu e na terra, gerou o mito da Idade de Ouro.


A Idade de Ouro foi um período em que a Terra tudo produzia abundantemente, sem trabalho e sem fadiga. Reinava a paz, a liberdade, a igualdade e a concórdia. Para comemorar esse antigo estado paradisíaco e obter as boas graças e a proteção do deus sobre a vegetação e as sementes lançadas no seio da terra, celebravam-se anualmente as Saturnálias, festas em honra de Saturno (versão romana para o deus Cronos).

0 comentários:

Apresentações de trabalhos das turmas de 1º Ano


Em grego, a palavra mythos significa um relato fabuloso, fantástico. Os mitos são narrativas sobre as divindades e a mitologia é o conjunto dessas histórias, que explicavam os mistérios da natureza ou transmitiam ensinamentos éticos, psicológicos ou filosóficos para a humanidade.

Como forma de fixação e aprendizado, do conteúdo estudado nas aulas de Filosofia, os alunos do 1º Ano do Ensino Médio, iniciaram as apresentações de seus trabalhos sobre dois mitos pesquisados:

O Mito de Cronos (a questão do Tempo) &
O Mito de Prometeu e Pandora (o desenvolvimento da técnica e a criação da mulher)

Turma 108



Turma 109



Turma 110


Turma 111
A comunidade criada no facebook pelo grupo, pode ser acessada pelo link abaixo:


0 comentários:

3º Ano - Apostila de Filosofia - 1º Bimestre


Essa apostila ajudará você a estudar para a prova global deste bimestre. Ela aborda a primeira parte da Idade Média (Patrística) e a origem da Filosofia Cristã. Bons estudos!!!

0 comentários:

Trabalho Para as Turmas do 3º Ano


Trabalho Individual

Valor: 8,0 pontos
Data de entrega: 04/04/2012

Fazer uma resenha de cada um dos episódios da série “Insid to medieval mind” (Por dentro da mentalidade medieval), disponível no blog, nos posts abaixo.


Episódio I: Conhecimento
Episódio II: Sexo
Episódio III: Crença
Episódio IV: Poder

O que é uma resenha?

Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural, que pode ser um livro, um filme, peças teatrais, exposições, shows etc. Como uma síntese, a resenha deve ir direto ao ponto, mesclando momentos de pura descrição com momentos de crítica direta. O resenhista que conseguir equilibrar perfeitamente esses dois pontos terá escrito a resenha ideal. No entanto, sendo um gênero necessariamente breve, é perigoso recorrermos ao erro de sermos superficiais demais. Nosso texto precisa mostrar ao leitor as principais características do fato cultural, sejam elas boas ou ruins, mas sem esquecer de argumentar em determinados pontos e nunca usar expressões como “Eu gostei” ou “Eu não gostei”.

Na resenha crítica, os sete passos a seguir formam um guia ideal para uma produção completa:

1-      Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar;

2-      Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;

3-      Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo;

4-      Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;

5-      Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico.

6-      Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc. Exemplo: Este vídeo é ideal para alunos de ensino médio, religiosos, acadêmicos... pois trata... etc.

7-      Identifique o autor: Cuidado! Aqui você fala quem é o autor da obra que foi resenhada e não do autor da resenha (no caso, você). Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do escritor ou pesquisador.

Regras do Trabalho:

- As resenhas devem ser entregues no dia 04/04/2012 (quarta-feira)
Caso o aluno não vá à escola neste dia, pode entregar o trabalho ao professor nos dias anteriores.

- Não serão aceitos trabalhos entregues posterior à data estipulada.

- As resenhas deverão conter, no mínimo, 20 linhas cada uma.

- Resenhas copiadas dos colegas serão anuladas (a cópia e o original)

- Deverão ser entregues com capa. Na capa deve conter, obrigatoriamente: o nome do aluno, turma, e número (se já estiver disponível na data).

- Não serão aceitas resenhas copiadas da internet.

- Não serão aceitos trabalhos incompletos: que não contenham as 4 resenhas ou que não alcançaram o mínimo de linhas estabelecido.

- Dúvidas podem ser tiradas com o professor nas aulas que antecedem a data de entrega do trabalho

Sugestões:

 1-      Caso tenha dificuldades em baixar o arquivo de vídeo, devido sua extensão, aconselho que montem grupos no qual cada colega baixe apenas um episódio e posteriormente compartilhe com os demais, através de mídias removíveis (CDs, DVDs, Pen-Drives... etc)

2-      Caso tenha problemas na execução do vídeo, lembre-se de conferir se o seu player tem suporte de leitura para arquivos MP4. Lembrando que a legenda está a parte do vídeo.

3-      Ao ver cada episódio, faça suas anotações, elas serão a base de sua resenha.


0 comentários: